Ortodontia
É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Atualmente há diversos tipos de aparelhos ortodônticos no mercado. Cada modelo tem uma finalidade, e as opções atendem todos os perfis dos nossos pacientes.
Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos:
Aparelho fixo metálico (convencional)
Trata-se do tipo mais comum de aparelho, caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes.
Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas que podem ser transparentes ou coloridas de acordo com a escolha do paciente.
Aparelho fixo estético
Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira.
Contam com bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente em longa distâncias.
Aparelho autoligado
O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas.
Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto.
Aparelho autoligado estético
O modelo autoligado estético é confeccionado em safira, ficando quase imperceptível e favorecendo a estética dental, mantendo a mesma função do autoligado metálico.
Alinhadores transparentes
Os alinhadores são placas transparentes removíveis, ou seja, o paciente pode tirá-lo para comer e higienizar os dentes.
Contudo, é um tratamento que depende da colaboração do paciente e, quando o mesmo segue as orientações dadas pelo profissional, o resultado do caso planejado é alcançado rapidamente.
O alinhador transparente é praticamente imperceptível e essa é uma das principais razões para a busca por esse tratamento. Os alinhadores corrigem o alinhamento dos dentes sem chamar a atenção para o tratamento, dando assim, mais confiança e autoestima para os pacientes em seu dia a dia.
Ortopedia Funcional
A ortopedia funcional utiliza técnicas de tratamento diferente ao do aparelho ortodôntico fixo.
O tratamento é realizado a partir do estímulo que os músculos podem produzir, e assim favorecer o crescimento dos ossos da face de forma equilibrada e consequentemente o desenvolvimento da oclusão dos dentes da forma ideal, buscando sobretudo uma correta função da mastigação.
Expansor palatino
Pouco conhecido, esse tipo de aparelho é responsável por aumentar o tamanho do céu na boca a fim de corrigir alguns problemas bucais, como a mordida cruzada.
Normalmente, esse é um tratamento indicado para crianças, mas é necessário avaliar com especialista o que é mais eficaz: o uso do expansor ou uma intervenção cirúrgica.
Aparelho SN1
O SN1 é indicado para menores de 15 anos, pois este aparelho reforça a manutenção da postura, mantém o espaço oro funcional mais amplo pela ação modificada da postura lingual e mandibular.
Contenções
A contenção, como o próprio nome já diz, contém os dentes em seus devidos lugares, fixando e estabilizando os dentes movimentados e evitando a recidiva ortodôntica, que é o retorno parcial dos dentes à antiga posição.
Os dentes movimentados tendem a voltar para sua antiga posição, pois estes, os ossos, os ligamentos e os tecidos a que estão ligados têm memória e precisam de um tempo para readaptar e ficar em equilíbrio com a nova mordida e posicionamento dentário.
Conheça os tipos de contenções ortodônticas:
Contenção fixa inferior ondulada
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes.
Contenção removível superior
O aparelho de contenção para os dentes superiores é removível, podendo ser retirado e recolocado a qualquer momento.
Ele é feito de acrílico, que cobre o céu da boca, fios que contornam os dentes na parte da frente e grampos que fazem a retenção do aparelho na parte de trás dos dentes.
O tempo de uso será determinado pelo ortodontista.